ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 174-1


Poster (Painel)
174-1Identificação de microrganismos alcalifílicos isolados de amostras de resíduo de bauxita (lama vermelha) dispostos na região de Poços de Caldas-MG.
Autores:ALVES, E.G. (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) ; HAYASHI, E.A. (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) ; GALLO, J.B. (ALCOA - Alcoa Aluminio SA) ; LIMA, C.A.A. (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas) ; BRUCHA, G. (UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

O resíduo de bauxita, denominação genérica para o resíduo insolúvel gerado na etapa de clarificação do processo Bayer da indústria de aluminio, representa um desafio tecnológico importante devido aos riscos ambientais associados à elevada alcalinidade, capacidade de troca iônica dos resíduos e elevado custo de construção para atender ao nível de segurança ambiental necessário. A principal destinação atual adotada consiste na disposição em áreas especialmente preparadas para esse fim, de 10 a 50 hectares, com vida útil de 5 a 10 anos. Após este tempo, o resíduo apresenta-se como um aglomerado fino e denso, ainda com elevado pH (superior a 10), alta concentração de íons solúveis e escassez em matéria orgânica e nutrientes. A biorremediação in situ apresenta-se como opção tecnológica para tornar o resíduo de bauxita amigável ao meio ambiente. Como pouco se conhece sobre o estabelecimento de populações microbianas em tal ambiente extremo, o objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar microrganismos presentes em amostras coletadas de depósito típico localizado na região de Poços de Caldas-MG. Para tanto, amostras de resíduo em diques em final de vida útil foram coletadas das profundidades de 0,25, 0,5 e 1,0 m e inoculadas em culturas de enriquecimento com meio alcalino (pH 10,5) e mantidas em aerobiose, com subsequente cultivo para isolamento de cepas a partir das culturas enriquecidas. As cepas isoladas foram submetidas a análise por microscopia óptica, e o seu DNA extraído para amplificação e sequenciamento parcial do gene do rRNA 16S. Foram isoladas 6 cepas de bactérias aeróbias (2 de cada profundidade). Os 6 isolados apresentaram forma bacilar, coloração Gram-positiva, e a análise do sequenciamento indicou que todos pertencem ao gênero Bacillus e correlacionam-se com alto grau de identidade (99 a 100% em sequências de 600 a 650pb) a 3 grupos alcalifílicos distintos: as cepas 1 e 2 (0,25m de profundidade) são homólogas ao Bacillus cohnii; as cepas 3, 4 (0,5m) e 6 (1,0m) tem homologia com o Bacillus pseudofirmus; e a cepa 5 (1,0m) é altamente similar à espécie recentemente descrita e ainda pouco caracterizada Bacillus polygoni. Os presentes resultados mostram o enriquecimento e o isolamento bem sucedidos de bactérias alcalifílicas dos resíduos de bauxita, que permitirão estudos mais aprofundados das mesmas e melhor compreensão desse ambiente extremo.


Palavras-chave:  alcalifílicas, bactérias, resíduo de bauxita